
.jpg)
CONEXÕES DMJ 2025
O Conexões Deixa o Menino Jogar é um evento anual realizado na cidade de São José dos Pinhais, envolvendo toda a região metropolitana de Curitiba que reune anualmente aproximadamente 300 alunos.
O evento tem como missão promover, valorizar e difundir a cultura brasileira por meio da capoeira, sendo hoje uma referência mundial.
Em 2025, o projeto Conexões DMJ ampliou seu alcance e realizou atividades em Pinhais, São José dos Pinhais, Ilha do Mel e Curitiba, tendo seu evento principal – batizado e troca de cordas – sediado em São José dos Pinhais.
A programação contou com:
-
Palestras
-
Oficinas temáticas
-
Contação de histórias
-
Apresentações culturais
Sempre com temas ligados à arte da capoeira e conduzidos por professores e mestres convidados de diversas localidades.
Neste ano, o festival recebeu também a presença de Mestres, Professores e Alunos da Colômbia, França, Bélgica, entre outros países, reforçando seu caráter internacional e seu reconhecimento além das fronteiras brasileiras.
O evento contou com o apoio logístico do Grupo Capoeira Brasil e da Associação Deixa o Menino Jogar, fortalecendo a união entre tradição e cultura.

PORQUE AJUDAR?
A capoeira é cultura e é nossa!
Em novembro de 2014 a roda de capoeira recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.
No Brasil o IPHAN já havia concedido aos MESTRES DE CAPOEIRA o registro no Livro dos Saberes e à RODA DE CAPOEIRA, o registro no Livro de Formas de Expressão.
A capoeira é especialmente relevante no contexto atual como preservação da expressão da resistência negra no Brasil (cultural) e do saber que a envolve.
O incentivador assume um compromisso em prol do desenvolvimento social humano da comunidade, e torna-se um agente transformador através da prática da educação pela capoeira infantil, possibilitando o contato com a cultura, música, arte e patrimônio histórico.


